Juventude



  Depoimentos de Jovens Membros do Setor Juventude - AJS da Paróquia.

TEMA: A Vida do Grupo na Vida do Jovem

'' No período da Juventude os jovens possuem muitas dúvidas, essa fase é movida por muitas perguntas, onde amadurecem para seguir a vida, escolher um trabalho, enfim encarar o mundo como ele é realmente: Díficil.
Dom Bosco adotou e recomendou o uso do sistema preventivo, onde apresentava uma metodologia pedagógica, e abria expectativas novas para a educação. A Educação do ser humano não é um processo solitário e sim no diálogo, na presença do encontro com o outro, e é no grupo que isso acontece. Podemos comparar a educação como um jogo de resultados, resultados esses da relação de cada pessoa com si mesma, com os outros, com o mundo etc. O nome desse programa de relações chama-se grupo.
O ser humano em si necessita se comunicar com o outro e os jovens muitas vezes procuram o grupo para satisfazer a vontade de comunicação, sua necessidade de participação na sociedade.
É necessário a criação de um espaço onde para o jovem será o seu mundo vital, onde ele poderá amadurecer sua identidade pessoal, seu crescimento, desenvolver uma experiência cristã etc.
Dom Bosco Afirmou: '' Educa-se mais um jovem no pátio do que dentro da sala de aula ''. o espaço livre é o lugar onde o jovem se solta, a sua espontaniedade vem a flor da pele, é um lugar de descontração, informalidade, do encontro pessoal, da manifestação sem censura. o pátio é o lugar do grupo.
Dom Bosco possibilitou aos jovens a vivência do grupo, a experiência associativa; acreditava que a educação se dá na relação e que as relações se dão mais plenamente no grupo. Para Madre Mazzarello a importância do grupo se manifesta desde as origens. '' O objetivo é reuni-los, sobetudo conhecer a Deus , torna-los bons e salva-los de muitos perigos.
O sistema de Dom Bosco requer um ambiente amigável, fraterno, afetivo e efetivo de participação. onde o jovem pode crescer tanto como ser humano como na sua fé, em um encontro solidário, amigável, amoroso tanto com os outros jovens, tanto com o coordenador. O grupo é o lugar onde esses fatores podem ser experimentados.
O grupo é o lugar onde se ocorre a partilha, ajuda de forma comunitária a enfrentar os desafios das estapas da vida que na juventude é decissiva para o amadurecimento da fé. Possibilita encontrar com o próprio Jesus, aderir a ele e ao seu projeto de vida, alimentar-se da palavra e rezar em comum.
Ajuda o Jovem a ter pleno conhecimento de si, a descobrir o valor das outras pessoas, ensina também o jovem a ser protagonista, ter liderança e também no empenho social e político como também no aprofundamento eclesial e amadurecimento da decisão vocacional ''

Ronnaldh Oliveira
Coordenador da Pastoral da Juventude (PJ) C. Sagrada Família

'' Penso que a partir do momento que nos conhecer-mos melhor, largamos de mão o ''EU'' e começamos a pensar no ''NÓS'', sem divisão, barreiras ou algo parecido, iremos começar a partilhar nossas experiências individuais e a cada bate papo, o momento de oração juntos, teremos direções ou definições de ações, a serem feitas, e passaremos a rezar juntos e alegrar-se com a vida a serviço de Cristo, e assim com otimismo de todos os participantes da comissão, iremos levar aos demais jovens da nossa comunidade, maneiras de expressarem suas opiniões e dificuldades do dia a dia, tentar ao máximo mostrar, o verdadeiro papel da juventude Cristã na paróquia e dentro da nossa comunidade. Acredito que temos que ter em nossos corações ver a igreja, que ternhamos como definição de '' um lugar '' onde nós jovens temos a oportunidade de nos expressar e assim formarmos grupos de jovens que tem como objetivo evangelizar e motivar a outros jovens de toda a comunidade, e dizer que é sim possível, lutarem por seus ideais e concretizar os seus sonhos com humildade,. respeito, companheirismo e umidade para viver cada vez mais esta intimidade e amor de DEUS para com todos nós ''

Willian
  Grupo de Jovens NOVA GERAÇÃO - Matriz